quarta-feira, 9 de abril de 2008

Hemorróidas

1. O que são Hemorróidas?
2. Quais os sintomas das hemorróidas?
3. Quais são as causas das hemorróidas?
4. Todas as hemorróidas necessitam de cirurgia?
5. Todo sangramento pelo ânus é devido à hemorróidas ?
6. As Hemorróidas podem se transformar em câncer ?
7. Como é a cirurgia para hemorróidas ?
8. As hemorróidas podem voltar após uma cirurgia ?
9. Como saber se tenho hemorróidas ?
_____________________________________________________
O que são Hemorróidas ?
Hemorróidas são dilatações de vasos que se situam na porção mais inferior do reto e no canal anal, chamadas de veias hemorroidárias. Dependendo de sua localização, elas podem causar diversos sintomas com intensidade variáveis.
Quais os sintomas das hemorróidas ?
Os sintomas das hemorróidas irão depender de sua localização. Se forem externas ocasionarão sintomas como dor, ardor, prurido e "caroços" no ânus. As internas causam sintomas de sangramento e prolapso das hemorróidas às evacuações que, por vezes, poderão necessitar de redução digital para o seu retorno de volta ao canal anal.
Quais são as causas das hemorróidas ?
As causas da doença hemorroidária são várias. Fatores alimentares, hereditários, higiênicos e principalmente o tipo de hábito intestinal do indivíduo , Principalmente desvios para o lado da constipação intestinal.
Todas as Hemorróidas necessitam de cirurgia ?
Não. Apenas as hemorróidas em grau avançado e com sintomas severos e frequentes necessitarão de cirurgia. Se tratadas logo no início dos sintomas, a maioria não necessitará de cirurgia. Nestes casos tratamentos ambulatoriais como esclerose, ligadura elástica ou infravermelho ou a similes regularização do hábito intestinal poderá ser suficiente para controlar a doença.
A cirurgia, em geral, só será necessária à apenas 10 à 20% dos casos.

Todo sangramento pelo ânus é devido à hemorróidas ?
Não. Praticamente todas as doenças do reto e ânus podem sangrar em algum momento. Fissuras anais, fístulas, pólipos retais, proctites e , principalmente, o câncer do reto, sangram da mesma maneira que as hemorróidas e, o diagnóstico diferencial, só poderá ser feito após um exame proctológico completo.
As Hemorróidas podem se transformar em câncer ?
Não. Mas os sintomas das hemorróidas, principalmente a presença de sangramento, podem ser muito similares aos apresentados em portadores de câncer do ânus ou do reto.
Como é a cirurgia para hemorróidas ?
A cirurgia para hemorróidas, como já dito anteriormente, só está reservada para os casos mais avançados e consiste na ressecção dos vasos hemorroidários doentes. Geralmente é realizado sob raqui-anestesia e com internação hospitalar não superior à 24 horas.
A dor pós operatória é bem controlada com analgésicos potentes.O repouso nos primeiros dias é importante e a alimentação normal é iniciada cerca de 6 horas após a cirurgia.O tempo de cicatrização e de volta às atividades usuais é obtido após 2 à 3 semanas de pós-operatório.
As hemorróidas podem voltar após uma cirurgia ?
O retorno de sintomas devidos à hemorróidas após a sua remoção não é comum. Algumas vezes o doente apresenta outras patologias ano-retais com sintomas semelhantes à hemorróidas e acredita que sua doença retornou.
Nestes casos, só um especialista poderá esclarecer ao doente, após um exame apropriado.
Como saber se tenho hemorróidas ?
Se você apresentar quaisquer destes ou outros sintomas já mencionados, o único modo de saber com certeza será consultando um especialista e fazendo um exame proctológico completo. Jamais procure opniões de pessoas não habilitadas como farmacêuticos, vizinhos ou parentes.A protelação em procurar um médico poderá retardar o seu tratamento ou mesmo a realização de uma outra doença mais grave.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom artigo. Também escrevi uns no meu blog, mas vou reforçar com duas ou três ideias que retirei daqui do seu artigo, nomeadamente no que respeita ao tratamento das hemorroidas.