quarta-feira, 9 de abril de 2008

Varicocele

Definição de Varicocele

Varicosidade das veias do escroto. Os testículos recebem Sangue da artéria testicular que si situa dentro do abdome, o sangue retorna atravéz de pequenas veias localizadas no escroto (plexo Panpiforme), ate a veia espermática interna (Veia testicular), que se incumbe de transportar o sangue de volta ao coração. Em alguns pacientes Homens as veias em torno do testículo podem alargar-se ou dilatar-se constituindo a Varicocele.
PATOGÊNESE
A Patogênese da Varicocele não é claramente conhecida, o fato mais provável é que seja determinada por uma fraqueza congênita da parede venosa associada a uma incontinência das válvulas venosas, a pressão do sangue determinada da posição ereta ao caminhar ou estar em pe determina nos indivíduos predispostos a dilatação das veias
EPIDEMIOLOGIA
Surge geralmente entre os 15 e 25 anos, excepcionalmente antes e raramente na velhice. Apresenta uma incidência elevada ( cerca de 15% dos jovens entre a faixa etária acima referida ): em 85% dos casos localiza-se a esquerda, em 11% bilateralmente e so em 4% a direita .
CONSEGUENCIAS
As veias dilatadas determinam um aumento de poucos graus na temperatura do testículo que se mantida por um longo período pode causar infertilidade (Dificuldade de Reprodução devido á distúrbio na produção dos espermatozóides, espermatozóides estes que devido apo aumento de temperaturea tem seu numero e funcionalidade bastante alteradas).Podendo levar inclusive a atrofia dos testículos.

SINTOMAS
Muitas pessoas afetas de Varicocele não apresentam nenhum sintoma ( ás vezes é descoberta devido a infertilidade do casal) , os sintomas dependem diretamente do tamnho das varizes. Os sintomas são em geral dois:
Dor que se deve ao aumento de pressão do sangue dentro das veias do testículos
Infertilidade
DIAGNÓSTICO
Geralmente o diagnostico de varicocele não e difícil. Para completar o diagnostico às vezes é necessário um exame do liquido seminal e um Eco-Collor-Doppler ( Exame não invasivo que emprega Ultra-sonografia )
TERAPIA
Opções :
Escleroterapia percutanea com cateter
Microcirurgia derivativa para correção do refluxo
Ligadura Cirúrgica das Veias .
Ás vezes basta ao paciente usar um suspensório para melhorar os sintomas.

Nenhum comentário: